Relato de Suani Corrêa – Caravana Clown

Pracuúba: um garoto, um brinquedo…
A experiência da Caravana Clown, projeto realizado pelos Trovadores em 2004/05, foi muito prazerosa, em muitos aspectos: a oportunidade de viajar e mostrar nosso trabalho em outras cidades, a cumplicidade do grupo, o brilho no olhar do público, ao ver aquele bando de palhaços falando de amor…
Mas tem um fato que, apesar de simples à primeira vista, me marcou bastante e, vira e mexe, me vem à lembrança: na nossa apresentação na cidade de Pracuúba, que mais me parecia um vilarejo, resolvemos nos arrumar no meio da praça mesmo. Na verdade, não lembro se essa prática foi feita em todas as nossas apresentações, mas ali naquele lugar, nós, os palhaços se maquiaram na rua.
Aos poucos, que era de se esperar, os habitantes dali começaram a se aproximar da gente, curiosos e surpresos com aqueles palhaços ali, se pintando. E é claro que a maioria desses curiosos era a criançada, alegres e desconfiadas com aquelas figuras que, certamente, nunca haviam vistos. Bem, em um determinado momento, um garoto se aproximou de mim, observando o meu ritual de passagem, já que a Suani ainda estava ali, mas já dando o ar da graça da Aurora Augusta.
Depois de alguns minutos me observando, ele, o garoto, franzino, se aproximou e me perguntou: “tia, a senhora vai dá um brinquedo? Eu não tenho nenhum brinquedo, a senhora tem um brinquedo?”. Nossa, aquele pedido me cortou o coração, pois o olhar daquele garotinho, foi uma flechada em meu peito… Eu respondi, um tanto tristonha, que não tinha nenhum brinquedo, mas que ele iria gostar do nosso presente, que seria a apresentação de um espetáculo de teatro. Percebi que ele não se importou muito, acho que nem tinha consciência do que seria teatro, e ele finalizou nossa conversa com o seguinte pedido: “Mas a senhora vai voltar aqui? Quando a senhora voltar aqui, a senhora traz um brinquedo pra mim?”. Eu não voltei mais à Pracuúba, mas até hoje, depois de cinco anos, me sinto em dívida com esse garoto.
Mas ainda voltarei lá!
Suani Corrêa – palhaça Aurora Augusta

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s