Convite DEFORMATURA DA TRUPE DA PROCURA

O Núcleo de Artes Como Instrumento de Saúde (NARIS) da Faculdade de Medicina da UFPA tem o prazer de lhe convidar para a I Deformatura da Trupe da Procura. Trata-se de um Seminário-Espetáculo-Oficina de roteiro aberto que acontecerá no dia 29 de Junho, no Instituto de Ciências da Saúde da UFPA. Este evento é uma espécie de culminância de 03 anos de pesquisa nas relações de transdisciplinaridade entre linguagens artísticas e a área da saúde, conduzidas por este projeto de extensão.
 
 
Na Deformatura da Trupe, pretende-se questionar o modelo biomédico hegemônico no entendimento da saúde, que atravanca o afeto e a verdadeira relação humana, impossibilitando a cura e apenas reproduzindo doença, processo que se reflete diretamente na realidade cotidiana de quem busca atendimento médico e acesso à saúde tanto no sistema público quanto no complementar.
 
A Trupe trabalha com palhaço-terapia, semanalmente, no Hospital Universitário João de Barros Barreto, além de ter realizado espetáculos de teatro voltados à discussão das questões da saúde, e de realizar, anualmente, oficinas abertas de Teatro do Oprimido e Palhaçaria.
 
Para tecer esta crítica, será apresentado o resultado destes anos de pesquisa e trabalho do NARIS, através de cenas, improvisos, canções, pequenas palestras, relatos de experiência de palhaçaria de hospital, num roteiro apenas semi-estruturado, com direito à livre expressão da platéia e um desfecho totalmente imprevisível. Trata-se também de um experimento, sob a lógica do “inédito viável” de Paulo Freire.
 
Atenciosamente,
Vitor Nina
Diretor Geral da Trupe da Pro-cura
Núcleo de Artes Como Instrumento de Saúde
Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s