IV ENCONTRO DE PALHAÇOS DE BELÉM: Palhaços Trovadores e seus 14 anos de graça

Há (quase) 14 anos, mais precisamente no dia 8 de novembro de 1998, surgia, em Belém do Pará, um grupo de teatro, intitulado Palhaços Trovadores. Criado, a partir de uma oficina de palhaço, ministrada por Marton Maués na Escola de Teatro e Dança da UFPA, o qual havia estudado com a palhaça carioca Ana Luísa Cardoso (naquela época, integrante do grupo As Marias da Graça), durante uma viagem à Belo Horizonte/MG.

Dessa oficina ministrada por Maués, criou-se o “Sem peconha eu não trepo neste açaizeiro”, espetáculo que mistura trovas e lendas de nossa região amazônica. Aliás, foi a partir da utilização de trovas (um poeminha, de quatro versos de cunho popular) que o grupo passou a ter este nome. Além das trovas, os Palhaços Trovadores pesquisam outros elementos da cultura popular – canções, brinquedos, folguedos – como também passaram a estudar e executar as técnicas circenses. Assim, buscam o aprofundamento e a fusão dessas linguagens na criação de seus espetáculos, com o intuito de promover um alegre encontro do povo com sua arte, sua cultura, popularizando o teatro e o circo, congregando sempre um grande número de pessoas, ao se apresentar em espaços públicos – praças, ruas, espaços abertos – visitando bairros, distritos e pequenas cidades do interior.

Para comemorar nossos 14 anos de atuação e trabalho ininterruptos, estaremos realizando, de 5 a 10 de novembro de 2012, o IV Encontro de Palhaços de Belém, oferecendo à cidade e à população uma programação com três espetáculos, uma palestra e uma festa comemorativa (conforme a programação abaixo).

Além dos espetáculos, palestra e festa, também teremos a realização de duas oficinas: uma de Clown (palhaço), com a atriz e palhaça Silvia Leblon (SP) e uma de Técnica Circense, com o ator, palhaço e acrobata Antonio Marco do Rosário (AM), integrante do grupo, concluinte do curso da Escola Nacional de Circo/Funarte, no Rio de Janeiro.

As inscrições nas oficinas iniciaram ontem, dia 29, e vão até o dia 31 de outubro. Para se inscrever, envie uma carta de intenção e um breve currículo para palhacostrovadores@hotmail.com. Será necessário fazer uma seleção, pois são poucas vagas disponíveis (15 na de clown, e 12 na de técnica circense), além de alguns pré-requisitos exigidos pelos próprios ministrantes.

No dia 3/11, via fone e e-mail, estaremos entrando em contato com os selecionados.

Acerca da programação, informamos que é toda gratuita!! Mas, gostaríamos de dizer que, durante o encontro, estaremos com uma campanha de arrecadação de brinquedos, os quais serão doados às crianças mais carentes. Logo, sinta-se à vontade para doar um brinquedo (se possível, novo ou em bom estado).

Segue a programação completa abaixo. Anote aí em sua agenda!!

IV ENCONTRO DE PALHAÇOS DE BELÉM

De 5 a 10 de novembro de 2012

Oficinas – Casa dos Palhaços

  • Clown (palhaço)

Ministrante: Silvia Leblon

Período: 5 a 8 de novembro

Hora: 9h às 13h

  • Técnica Circense

Ministrante: Antônio Marco do Rosário

Período: 5 a 9 de novembro

Hora: 15h30 às 19h30

Espetáculos – às 21h, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência)

7 de novembro: “Cravo, Lírio, Rosa” – grupo Lume/SP

8 de novembro: “Amor Palhaço” – grupo Palhaços Trovadores/PA

9 de novembro: “Spirulina em Spathóde” – Silvia Leblon/SP

Palestra “Teatralidade circense e transmissão de repertório técnico atorial: o palhaço Economia e a Cia. Os Paspalhões” – às 19h, no Teatro Gasômetro (Parque da Residência)

A partir do conceito chave de teatralidade circense, é possível perceber o grande conhecimento do repertório técnico atorial de Milson Laborda Serrão, o palhaço Economia. Durante mais de cinquenta anos de atividades artísticas, Economia acumula um vasto conhecimento artístico, de gags, músicas, entradas e reprises que aciona em suas apresentações, posteriormente transmitindo, em espectro familiar, aos seus filhos e netos, que atualmente constituem a Cia. Os Paspalhões, da cidade de Salvador, Bahia.

Palestrante: Daniel Marques/UFBA

Data: 8 de novembro

Festa comemorativa – 14 anos de graça dos Palhaços Trovadores

Local: Bar Refúgio dos Amigos (Veiga Cabral com Angêlo Custódio – Cidade Velha)

Data: 10 de novembro

Hora: a partir das 21h

Realização: Palhaços Trovadores

Patrocínios: SECULT, FCPTN, FUNTELPA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s