Mais uma vez no Pauta Mínima, projeto do Grupo Cuíra!

E não é que tivemos mais um projeto aprovado?! Foi no edital Pauta Mínima – 2ª edição, projeto desenvolvido pelo grupo Cuíra, que visa propiciar datas e espaço aos artistas, produtores e grupos que precisam apresentar seu espetáculo. O grupo selecionado receberá uma ajuda de custo, pauta para apresentação, assessoria de imprensa, banner externo na fachada do teatro, folder de divulgação e 50% da bilheteria.Abaixo, o link da lista dos aprovados:

http://www.cuira.com.br/LISTA_DOS_APROVADOS_PM-2.pdf

Nós tivemos o prazer de participar da primeira edição, apresentando o “Amor Palhaço”. E nessa 2.ª edição, iremos apresentar fazer uma temporada do espetáculo “O hipocondríaco”, nossa adaptação de “O doente imaginário”, do dramaturgo francês Molière.

A peça conta a história de um velho senhor, Argan, rico, avarento e com mania de doenças, que quer casar a filha, Angèlique, com um médico, Thomas Disáforus, para economizar nas consultas e receitas. Ele é apaixonado pela segunda esposa, Bèline, amante do tabelião Boafé e com o qual tenta armar um golpe para ficar com a fortuna do velho. A empregada, Toinette, juntamente com o irmão do hipocondríaco, Beraldo, desmascaram a esposa desonesta e ainda ajudam a mocinha a ficar com Clèante, o rapaz que ela realmente ama.

No espetáculo dos Palhaços Trovadores, a trama é representada por um grupo de palhaços de um circo decadente. Como na estrutura dos folguedos populares, objeto de pesquisa do grupo, o elenco entra cantando uma canção de chegada e permanece em cena durante toda a representação, saindo ao final com uma canção de despedida. A música está sempre apresentando os personagens, como acontece também nos brinquedos populares, são todas originais e executadas ao vivo pelo grupo.

Já faz um tempinho que não apresentamos esse espetáculo; a última vez foi em 2011, em uma circulação que fizemos pelo nordeste e pelo Pará (tivemos um projeto -Palhaços na Estrada- aprovado no Myriam Muniz 2010/Funarte). Eis uma ótima oportunidade para retomá-lo!!!!

No dia 25/03, nós e os outros 9 (nove) contemplados, teremos uma reunião com o pessoal do Cuíra, para fazermos a agenda e a programação do Pauta Mínima. Assim que soubermos o período de nossa temporada, divulgaremos.

palhaços na estrada salvaterra

Sobre o Pauta Mínima

O Teatro Cuíra é um espaço de resistência, um local onde o Grupo desenvolve suas atividades, ensaia, planeja e atua. Com a intenção de democratizar o acesso a esse espaço, abrindo ainda mais as possibilidades de sua ocupação, o grupo lança, mais uma vez, o edital do Projeto “Pauta Mínima” que visa propiciar datas e espaço aos artistas, produtores e grupos que precisam ensaiar, montar e apresentar seu espetáculo. O Grupo Cuíra entende que através deste projeto, cria novas oportunidades aos artistas de Teatro do Pará, que receberão todo apoio técnico e todos os detalhes para que mostrem seus trabalhos, estimulando seu reconhecimento e colaborando para o seu fortalecimento, além do próprio Teatro Cuíra, que se colocará como espaço de democracia cultural na cidade de Belém.
Essa edição foi contemplada no edital Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013
Realização: Grupo Cuíra do Pará, Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s