III Seminário de Pesquisa em Artes Circenses e Palhaçadas de Quinta: agosto de 2014

10593184_10204112454672380_8080538116507998636_n
Arte: Virginia Abasto.

 

De 24 a 30 de agosto, será realizada a terceira edição do Seminário de Pesquisa em Artes Circenses, cujo foco é proporcionar um espaço de diálogo e reconhecimento entre os artistas e pesquisadores locais, trazendo como eixo norteador desta edição a diversidade dos processos criativos na produção artística circense.

Segundo a comissão organizadora, serão realizadas oficinas, comunicações orais, mesa redonda, cine-debate e apresentações trazendo como convidados artistas circenses, pesquisadores e profissionais de diversas áreas afins que compõem as artes do circo na região. Essas atividades serão realizadas com intuito de evidenciar o trabalho de profissionais do circo, incentivar a produção artística local, fomentar trabalhos acadêmicos sobre a temática circense, possibilitar a divulgação de trabalhos concluídos ou em andamento e proporcionar espaços de reflexão sobre as diferentes formas do fazer dessa arte milenar, por intermédio da apresentação, análise e debate dos diversos processos criativos que podem ser encontrados na contemporaneidade dos picadeiros circenses.

A comissão destaca ainda que se trata de um encontro aberto a todo público que inclui em sua programação atividades tanto para artistas iniciantes e/ou profissionais de alta performance, quanto para investigadores, produtores e demais interessados em conhecer as atividades circenses.

Equipe Organizadora:

Virginia Abasto: Mestre em Artes no Instituto de Ciências da Arte-Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará- Bolsista CAPES/CNPQ com projeto RETRATO DE PICADEIROS: memórias de uma trajetória em Circo na Amazônia Paraense. Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (Brasil-2010). Técnica Instrutora certificada em Gimnasia Aeróbica, Musculación e Personal Trainer pelo Instituto Superior Simão Gym e Casa d Italia (Argentina-1997). Professora (Maestra) de Inglés (Argentina-1997). Atualmente é pesquisadora em Artes Circenses do PACA – Pesquisadores em Artes Cênicas na Amazônia e, em Estudos culturais no Grupo de Estudos Culturais na Amazônia-GECA, ambos da Universidade Federal do Pará. Responsável pelo I, II e III Seminário de Pesquisa em Artes Circenses (SPAC). Contemplada com a Bolsa de Pesquisa e Experimentação do Instituto de Artes do Pará/2013, com a pesquisa AKROS: um pas de quatre acrobático. Idealizadora e diretora do espaço e produtora VIDA DE CIRCO; Coordenadora geral dos espetáculos de variedade: Varieté Vida de Circo. Tem experiência nas áreas de Arte e Educação, com ênfase em Circo, Teatro e Técnicas corporais, atuando principalmente nos temas: currículo; inclusão; políticas publicas; diversidade cultural; metodologias de treinamento; atividades circenses; academia; lazer; ludicidade; teatro de bonecos; capacitação de profissionais e pedagogia empresarial. É acrobata aérea, pirofagista, atriz no grupo Nefesh e coordenadora no Vida de Circo: produções circenses na Amazônia.

Marina Trindade: Graduada em Licenciatura em Dança- UFPA, participou dos cursos de: Técnicas Circenses na Academia Companhia Atlética-Belém (2009); Oficinas de Perna de pau do Instituto Arraial do Pavulagem (2009-2010); Dança Contemporânea e Ballet no Espaço Experimental de Dança Waldete Brito (2007-2008); Foi atleta de Ginástica Rítmica do Clube Aberto de Ginástica e Dança da Escola de Aplicação da UFPA de 2002 a 2011. Bolsista do Projeto de Extensão Cena na 5 e foi colaboradora no Projeto Interfaces Performáticas da Profª Msc. Érika Gomes (ETDUFPA). É integrante do grupo Projeto Vertigem, com o qual apresentou o espetáculo “Te vira! Tu não és de circo?”(2012), contemplado com o Prêmio Funarte/Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo-2011 e o espetáculo “mARESia”(2013) por meio da Bolsa de Experimentação e Criação do IAP. As conexões com artistas circenses e de teatro da cidade geraram experiências deste grupo como integrante do Pirão Coletivo que atualmente desenvolve o projeto “Sábado Tem e Domingo que Vem” e passou a fazer parte da Companhia de Investigação Cênica por meio do Projeto Curimbó.

Thamirys Monteiro Silva: É bailarina da cidade de Belém do Pará. Graduanda em Licenciatura Plena em Dança pela Universidade Federal do Pará. Componente do grupo de dança do sesc-PA. Integrante do grupo akros, uma pesquisa de circo e dança. Tem experiência na área das artes cênicas atuando em Circo(acrobacia de solo e tecido aéreo), Dança Contemporânea, Jazz, Ballet Clássico e Contato Improvisação.

Andrezza de Souza: Graduanda em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Pará. Bailarina clássica, formação curta em dança de salão e artista pesquisadora de dança e circo integrante do grupo akros.

 

Para saber mais sobre o seminário, acesse o blog: https://3spartescircenses.wordpress.com/

Curta também a página no Facebook: https://www.facebook.com/seminariodepesquisaemartescircenses

10563068_10202371643644190_5009929602248429842_n
Arte: Virginia Abasto.

 

PALHAÇADAS DE QUINTA NA PROGRAMAÇÃO DO III SPAC

Repetindo a parceria, a edição de agosto de 2014 do Palhaçadas de Quinta estará dentro da programação do  III Seminário de Pesquisa em Artes Circenses. Será realizado no dia 28 de agosto, às 20h, no anfiteatro da Praça da República!!!

O Palhaçadas de Quinta, projeto desenvolvido por nós, Palhaços Trovadores, desde 2010, é realizado na última quinta-feira de cada mês e tem como proposta a apresentação de cenas curtas de palhaços, cenas essas do próprio grupo, mas também de atores-palhaços convidados, os quais já desenvolvem algum trabalho com a linguagem da palhaçaria.

Se você já tem alguma cena e deseja participar dessa edição de agosto, entre em contato com Alessandra Nogueira ou Suani Corrêa (coordenadoras do projeto) pelo e-mail: palhacostrovadores@hotmail.com (ou pela página do grupo e pelos perfis pessoais delas no facebook).

Antes da apresentação, estão programados dois ensaios: dias 21 – 19h; e 26 – 20h. Os dois na Casa dos Palhaços (Tv. Piedade, 533, esquina com a Tiradentes – Reduto).

Palhaçadas de Quinta no II SPAC. 2013. Foto: Faustino Castro.
Palhaçadas de Quinta no II SPAC. 2013. Foto: Faustino Castro.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s